Informativo

03/04/2008 – Coluni em posição de destaque no Enem 2007

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta quinta-feira, dia 3, a consulta aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) de 2007. Cada escola poderá averiguar qual foi o desempenho do conjunto de seus estudantes.  Informações extra-oficiais obtidas junto a órgãos da mídia nacional pela Divisão de Jornalismo da CCS/UFV dão conta de que o Colégio de Aplicação ? Coluni da UFV voltou a repetir o bom desempenho do ano passado, quando obteve a melhor classificação entre as instituições públicas brasileiras.

O Coluni atingiu média de 88,70 na prova objetiva, contra médias nacional, estadual e municipal de 48,83, 51,76 e 59,00, respectivamente.

Veja o site do Enem: http://mediasenem.inep.gov.br/desempenho.php.

Para localizar a nota da escola, é necessário escolher o estado e município. Também haverá as opções para analisar a nota de escolas públicas, federais ou particulares ou as notas de escolas urbanas ou rurais.

No ano passado, o campeão do exame, na média total (nota objetiva e da redação), foi o Instituto Dom Barreto, uma escola particular em Teresina, no Piauí. As três públicas com melhor nota, segundo o mesmo critério, foram federais: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Coluni, Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O exame é voluntário e foi aplicado em agosto do ano passado aos alunos que já haviam terminado o ensino médio (egressos) e aos que estavam terminando (concluintes) os estudos.
A prova tem 63 questões de múltipla escolha sobre o ensino e médio e uma redação. A nota do Enem é usada no processo seletivo de diversas universidades do país e também é um dos critérios para conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo federal.

 Aumento das médias

Segundo o Inep, em 2007 os alunos tiveram as maiores médias nas questões objetivas dos últimos cinco anos. Na parte composta por 63 testes, os estudantes do país obtiveram média de 51,52, em cem pontos possíveis ? bem maior do que em 2006, quando a nota média foi de 36,90.
Também aumentou a diferença de notas entre estudantes da rede particular e da rede pública na parte objetiva do exame. Nesse ano, alunos da rede particular do país atingiram a nota de 68,04 nas questões objetivas, ao passo que a rede pública teve média de 49,20, levando a uma diferença de 18,84 pontos. Em 2006, essa diferença foi de 15,63 pontos (em cem).
Na redação, o desempenho geral foi melhor na edição de 2007: a nota média no Brasil ficou em 55,99 e na edição do ano passado foi de 52,08. A consulta dos candidatos ao boletim individual está disponível no site do Inep.

O Enem no ProUni

O Enem é requisito obrigatório para quem quer tentar bolsa do ProUni, do Governo federal. É preciso o aluno ter média da prova objetiva e da redação de no mínimo 45 para poder pleitear vaga no programa. Como a concorrência é grande, quanto maior for a nota do candidato, maior a chance de ele conseguir uma bolsa.
O programa dá bolsas totais e parciais, de 50% ou 25% do valor da mensalidade, para estudantes de baixa renda que não tenham formação em curso superior. A bolsa integral é dirigida a estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a parcial, é para aqueles que tenham renda familiar, per capta, de até três salários mínimos.
Há ainda uma bolsa que paga 25% da mensalidade do curso para alunos cuja renda da família seja de até três salários mínimos por pessoa, e que cursem graduações com mensalidade no valor máximo de R$ 200.
(J. P. Martins ? Fonte: Portal G1 e Profissionais da Mídia)

Fonte: UFV

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados