04/10/2016 – CAp-Coluni é a melhor escola pública do país na classificação do Enem

O Colégio de Aplicação (CAp-Coluni) novamente foi considerado o melhor da rede pública do país, de acordo com as notas por escola da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015,divulgadas nesta terça-feira (4), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esta é a oitava vez, desde 2007, que o CAp-Coluni obtém o melhor desempenho entre as escolas públicas.

Foram divulgados dados de 14.998 escolas públicas e privadas em que pelo menos 50% dos alunos do terceiro ano participaram no Enem. As médias, calculadas pela Agência Brasil, tiveram como base as notas das escolas em cada uma das quatro provas objetivas do exame – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A nota do CAp-Coluni foi 690,52, resultado que garantiu ao Colégio a 33ª colocação dentre todas as instituições de ensino avaliadas.

A prova de redação entrou em outro cálculo por ser subjetiva e, nesta classificação, apenas 115 escolas das quase 15 mil em todo país tiveram média igual ou superior a 800 pontos na redação do Enem 2015. O CAp-Coluni foi uma delas e só outras três escolas públicas aparecem nesta lista.

Para a diretora em exercício do Colégio, Renata Pires Gonçalves, o desempenho pode ser atribuído a diversos fatores. Os principais são o comprometimento de toda a equipe de professores, técnicos administrativos e estudantes, e a capacitação dos docentes, a maioria com doutorado e mestrado e todos com dedicação exclusiva. “Os alunos ficam quase tempo integral na escola, participando de projetos desenvolvidos no extraturno, além de terem o corpo docente à disposição para atendimento e auxílio no aprofundamento dos estudos”, destaca. Ela ressalta, porém, que ainda é necessário mais incentivo do governo federal para que o CAp-Coluni consiga se manter entre as melhores escolas do país.

Colégio de Aplicação
Com 50 anos de história, o CAp-Coluni é vinculado à UFV e se destina à formação de estudantes do ensino médio, que têm a possibilidade de utilizar estruturas e serviços do campus Viçosa. O trabalho da escola acontece de maneira integral. Os alunos permanecem no Colégio pela manhã, com seis horários de aula, e, depois, os professores se colocam à disposição, com atendimentos e laboratórios. Além disso, há atividades extracurriculares, com projetos que envolvem todas as áreas do conhecimento.

(Divisão de Jornalismo)