Informativo

12/09/2011 – Coluni é a melhor escola pública do país na classificação do Enem 2010

Pela quarta vez desde 2007 e pela terceira vez consecutiva, o  Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) foi considerado a melhor escola pública do país entre as escolas com mais de 75% de participação de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Os dados foram divulgados nesta segunda feira pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e são publicados pelo MEC desde 2007.

Segundo o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Coluni alcançou também  a 8ª posição no ranking geral, que inclui escolas das redes pública e particular. Os dados divulgados em 2007, referentes ao Enem 2006, indicam liderança no ranking das instituições de ensino médio mantidas pelo governo. No ano seguinte, o Colégio de Aplicação da UFV se manteve entre os melhores: ficou em segundo lugar no conjunto das escolas públicas e nono na classificação geral. Em 2008, o  Coluni novamente chegou ao topo da lista entre colégios estatais e ficou em terceiro no cômputo geral. No ano passado, ocupou o primeiro lugar entre as públicas e a sétima posição no ranking que inclui escolas públicas e particulares.

Para o diretor do Coluni, professor Hélio Paulo Pereira Filho, a classificação é resultado  de uma série de fatores que não se separam. “O Coluni está dentro de uma universidade e nossos alunos convivem neste ambiente desde o primeiro ano do ensino médio. Quando não estão assistindo aulas, estão na Biblioteca Central ou nas dependências do Colégio estudando, discutindo ou participando de atividades. A maioria dos professores têm dedicação exclusiva ao Coluni/UFV e tanto eles quanto o corpo técnico administrativo são bem capacitados e nossos alunos são selecionados entre os melhores do ensino fundamental. Tudo isso favorece a qualidade do ensino que praticamos no Coluni”, disse o diretor.

O Coluni é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Ele existe para oferecer estágio para os alunos da UFV que fazem licenciaturas como em Biologia, Física, Química ou Matemática, por exemplo. Os estagiários da UFV participam das aulas e demais atividades dos professores do Colégio e auxiliam em algumas atividades. Ainda, segundo o diretor, a maioria dos professores têm mestrado, doutorado ou alguma especialização. Muitos alunos participam de programas de iniciação científica fomentados pelo CNPq ou pela Fapemig, e participam de projetos de pesquisa coordenados pelos professores e funcionários. Todos os professores efetivos ficam na escola pelo menos oito horas por dia. Além das aulas, atendem, individualmente ou em grupos, alunos em dúvidas ou com dificuldades nas matérias, além de outras atividades. Os alunos do Coluni utilizam a estrutura da universidade da mesma forma que os alunos do ensino superior, utilizando o restaurante universitário, a biblioteca central, os serviços de saúde e outros setores da UFV, o que muito contribui para o sucesso no desempenho dos alunos.

Para concorrer a uma das 150 vagas oferecidas anualmente pelo Coluni, os interessados passam por um exame de seleção disputado. Em média, há  entre 10 a 12 candidatos por vaga, vindos, preferencialmente, da região de Viçosa, e também de outras regiões e até de outros estados do país.

Nos últimos anos, o Coluni tem mantido uma média de 80% de aprovação de seus alunos nos vestibulares das principais universidades públicas do Brasil. A maioria presta vestibular ou faz provas do Enem principalmente para as seguintes universidades: UFV, UFMG, UFJF, UFOP, Unicamp, USP, Unifei e outras.

Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, o sucesso se deve à formação dos professores, à dedicação deles nas atividades e ao empenho dos alunos que já convivem, no Ensino Médio, com um ambiente universitário, através de laboratórios e bibliotecas. A reitora se diz orgulhosa por ter sido aluna do Coluni. Além dela, seu marido e suas filhas também se graduaram no Colégio. “Como ex-aluna do Colégio Universitário e, hoje, como reitora desta casa, é um orgulho muito grande termos o Colégio de Aplicação Coluni no topo, como a melhor escola de ensino público deste país”, completou. Nilda agradeceu, ainda, a todos os servidores, professores e estudantes do Colégio pela dedicação e trabalho. “Esse conjunto é o que faz com que o Colégio tenha, hoje, o melhor ensino do país”, finalizou.

O Coluni

O colégio foi criado em 26 de março de 1965 como forma de preparar os alunos do último ano do Colegial para entrarem na Universidade. Professores de vários cursos de graduação foram escolhidos para lecionar as disciplinas do Colégio Universitário, que passaram a chamar de Coluni. A primeira turma, formada em 1966, já mostrava esta capacidade. Todos os 27 estudantes que disputavam uma vaga na UREMG foram aprovados no processo seletivo daquele ano.

Desde a sua criação, o Colégio adquiriu uma “feição” diferenciada que norteou sua tradição educacional e o seu perfil enquanto escola do Ensino Médio. Primeiramente, foi implantado – nos moldes dos “Colégios Universitários” que funcionavam apenas com a terceira série – com a função preparatória para o vestibular da Universidade. Segundo, porque eram ensinados conteúdos específicos de disciplinas em sintonia com os cursos da Universidade.

Em 2001, o Coluni foi transformado em Colégio de Aplicação (CAP) da UFV. Os alunos passaram a contar, então, com monitores de disciplinas, que são estudantes dos cursos de graduação da Universidade, além de desenvolverem projetos de extensão e iniciação científica orientados por seus professores.

(Léa medeiros)

AS DEZ MELHORES ESCOLAS COM MAIS DE 75% DE PARTICIPAÇÃO NO ENEM 2010.

Nome da escola

Rede

Média total

Taxa de participação