13.02.2006 – Alunos do Coluni/UFV conquistam a melhor média de Minas no Enem

Os estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni/UFV) obtiveram a melhor média de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005, divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O Enem destina-se aos alunos que já o concluíram
O ensino médio ou vão concluí-lo ao final do ano de realização do exame.  Seu cadastro reúne 21.990 escolas em todo o Brasil, sendo 15.974 públicas e 6.016 privadas.
As provas foram feitas em setembro, com 63 questões de conhecimentos gerais e redação. A pontuação média dos estudantes do Coluni foi de 77,71 superando as médias brasileira (43,949), mineira (46,316) e viçosense (50,01). O colégio de Belo Horizonte mais bem colocado obteve a média de 73,98 pontos.
O Inep considera de regular a bom as notas entre 40 e 70 pontos. Abaixo do índice 40 é insuficiente e acima de 70 pontos a classificação vai de bom a excelente.
Para o Inep, a divulgação dessas médias por escola é importante para auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na identificação de deficiências e boas práticas. Caso o desempenho médio dos estudantes de determinada escola se mostre significativamente distinto do de outras com alunos de mesmo perfil, isso pode favorecer a troca para o aprimoramento do sistema.

Alunos da Cedaf também mostram bom desempenho

O desempenho dos alunos da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), vinculada à UFV, também foi bom, chegando à média de 57.14, superando as pontuações médias do Brasil, de Minas e do município de Florestal, que ficou em 49,03.

Fonte: UFV