13/05/2015 – Coluni promove Caleidoscópio Cultural com estudantes estrangeiros da UFV

Trocas linguísticas e culturais marcaram a terça-feira (12) do Colégio de Aplicação da UFV (CAp-Coluni). O evento Caleidoscópio Cultural reuniu cerca de 500 pessoas, dentre alunos, professores e alguns dos 347 estudantes estrangeiros que estão na Universidade. Africanos, franceses, americanos, holandeses, dominicanos, bolivianos, mexicanos, colombianos e panamenhos apresentaram comidas típicas e elementos culturais de seus países para os estudantes do Coluni, que, em contrapartida, divulgaram um pouco do Brasil.

O evento, que integrou a programação da semana acadêmica do colégio, foi considerado “muito bom e satisfatório” por uma de suas organizadoras, a professora de Língua Inglesa Caroline Caputo. Isso porque permitiu aos estudantes falarem outras línguas e conhecerem um pouco de outras culturas.

Para o estudante Eduardo Magdaleno Calzolari, da 2ª série do Coluni, “assim como todas as atividades extracurriculares promovidas no colégio, o Caleidoscópio trouxe novidades e quebrou a rotina escolar”. Ele disse que o evento possibilitou o aumento da sua visão de mundo, a percepção das diversidades e o instigou a querer visitar outros países.

O Caleidoscópio foi organizado também pela professora de Língua Espanhola do Coluni Vânia Leal, pela professora de português para estrangeiros do Departamento de Letras Idalena Oliveira Chaves e teve o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV e de estudantes.

As outras atividades da programação da semana acadêmica, que termina na sexta-feira (15), podem ser conferidas aqui. Nas fotos, registros do evento.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)