Informativo

23/12/2014 – Coluni mais uma vez é a melhor escola pública do Brasil na classificação do Enem

O Colégio de Aplicação (Coluni) novamente foi a melhor escola pública no Exame Nacional de Educação do Ensino Médio (Enem). As médias das escolas participantes do Enem 2013 foram divulgadas, nesta segunda-feira (23), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esta é sétima vez, desde 2007, e a sexta consecutiva que o Coluni obtém o melhor desempenho entre as escolas públicas. Desta vez, apenas o Colégio Aplicação da UFV chegou a representar as escolas públicas nas 20 maiores médias no ranking geral, ao conquistar a 12ª colocação.

Segundo o diretor do Coluni, Edson Luís Nunes, o desempenho do colégio pode ser atribuído a um conjunto de fatores, como corpo docente altamente qualificado com dedicação exclusiva, toda a estrutura de suporte da UFV destinada aos estudantes, acompanhamento didático-pedagógico em tempo integral e uma equipe de técnicos administrativos focada no bom funcionamento da escola e no atendimento aos estudantes, que “associados, levam a nossa escola a alcançar o maior nível de excelência no ensino público brasileiro”. Ele, que assumiu a direção do colégio também nesta segunda-feira (23), elogiou ainda as gestões passadas pelo grande esforço organizacional empreendido ao longo dos 50 anos do Coluni.

​De acordo com o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lélis, a classificação obtida a partir do Enem é o resultado do trabalho de todos envolvidos com o ensino de qualidade no Coluni, que é complementado pelo desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão fundamentais para a formação dos estudantes. ​​Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o Coluni demonstra mais uma vez “que é um modelo de escola pública a ser seguido em todo o Brasil”. Ela parabenizou toda a equipe do colégio, entre professores, técnicos administrativos e estudantes, pelo comprometimento durante todo o ano.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou apenas as notas das escolas com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio. O Coluni obteve a média geral de 702,99, resultado da soma das notas das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza) dividida por quatro. A nota da redação não entra nessa soma.

Colégio de Aplicação

Em 2015, o Coluni completará 50 anos. Ele é vinculado à UFV e se destina à formação de estudantes do ensino médio, que têm a possibilidade de utilizar estruturas e serviços do campus Viçosa. O trabalho da escola acontece de maneira integral. Os alunos permanecem no Colégio pela manhã, com seis horários de aula, e, depois, os professores se colocam à disposição, com atendimentos e laboratórios. Além disso, há atividades extracurriculares, com projetos que envolvem todas as áreas do conhecimento.

(Sabrina Areias)

Fonte: UFV