26/11/2013 – Coluni é a melhor escola pública do país na classificação do Enem 2012

Mais uma vez o Colégio de Aplicação (Coluni) foi considerado a melhor escola pública do país e a primeira de Minas Gerais no Exame Nacional de Educação do Ensino Médio (Enem) 2012. As médias das escolas participantes do Enem foram divulgadas, nesta terça-feira (26), pelo Ministério da Educação (MEC). Esta é sexta vez, desde 2007, e a quinta consecutiva que o Coluni obtém o melhor desempenho entre as escolas públicas. No ranking geral, que inclui também as particulares, ele ficou em quarto lugar.

Segundo a professora de Língua Portuguesa do Coluni, Renata Rena Rodrigues, a escola recebeu o resultado com bastante satisfação, embora já fosse esperado, em função do trabalho realizado. “É um conjunto”, destacou. “É o trabalho dos professores que adotam metodologias integradas, mas também mérito dos alunos”. Ela lembra que os estudantes participantes do Enem 2012 ficaram sem aulas por cerca de quatro meses, em função da greve dos professores das universidades federais no ano passado. “Mesmo assim conseguiram esse desempenho”.

Para a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o resultado é fruto da base pedagógica bem construída pelo Coluni nas diferentes áreas do conhecimento. Ela parabeniza toda equipe – professores, funcionários e estudantes – pelo excelente resultado.

Vale lembrar que o MEC divulgou apenas os resultados das escolas com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio. O Coluni obteve a média geral de 706,22, resultado da soma das notas das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza) dividida por quatro. A nota da redação não entra na soma.

Colégio de Aplicação
Criado em 1965, o Coluni é vinculado à UFV e se destina à formação de estudantes do ensino médio, que têm a possibilidade de utilizar estruturas e serviços do campus Viçosa. Segundo Renata Rodrigues, o trabalho da escola acontece de maneira integral. Os alunos ficam no Colégio pela manhã, com seis horários de aula, e, depois, os professores se colocam à disposição, com atendimentos e laboratórios. Além disso, há atividades extracurriculares, com projetos que envolvem todas as áreas do conhecimento.

O próximo processo seletivo do Coluni acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013. Serão 150 vagas para 1912 inscritos.

(Adriana Passos)