28/04/2009 – Coluni conquista novamente o primeiro lugar nacional no Enem

O Colégio de Aplicação – Coluni da Universidade Federal de Viçosa mantém o bom desempenho de seus estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo MEC anualmente. Os resultados do ano passado serão divulgados nesta quarta-feira, dia 28 e, segundo informações extraoficiais obtidas junto a órgãos da mídia nacional pela Divisão de Jornalismo da CCS/UFV, o Coluni obteve a melhor classificação entre as instituições públicas brasileiras, ficando no terceiro lugar geral na avaliação.
O Coluni conquistou a primeira colocação entre as instituições públicas em 2006 e em 2007, reafirmando um desempenho que se mantém ao longo do tempo. No transcorrer de seus 42 anos de existência, o Coluni tornou-se referência de um ensino de qualidade e mantém a tradição de ser o melhor colégio de Minas Gerais, sendo considerado um paradigma para as escolas do sistema oficial e particular. Exemplos da excelência do trabalho realizado são as participações vitoriosas de seus estudantes em eventos nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática e a elevado índice de aprovação em exames vestibulares nas melhores instituições de ensino do Brasil.
Como informa a diretora do órgão, professora Eunice Bittencourt Bohnenberger, o Colégio conta com professores habilitados, que trabalham em regime de dedicação exclusiva, o que permite maior atendimento às dificuldades individuais dos alunos. A procura do aprimoramento de seus métodos e suas técnicas de ensino permite uma aprendizagem efetiva e capacita os alunos para a aplicação dos conhecimentos em situações novas, evitando a simples memorização de conteúdos.
O Coluni destaca-se, também, por ser uma comunidade escolar aberta ao diálogo, em que os alunos participam ativamente de todo o processo educacional, condição imprescindível para o desenvolvimento de sua personalidade.
Para suas atividades de ensino o Coluni dispõe de modernas instalações no campus da UFV. Além de salas de aula, conta com salas de projeção, laboratórios de química, física, biologia e humanidades, bem como de informática, que possibilita acesso a uma rede de computadores.

O Enem

O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Como informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo principal do Enem é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.
O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.
Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problema e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.
O Inep acentua que o Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.
(Postado por J. P. Martins)

Fonte: UFV