29/04/2014 – Coluni realiza segunda Mostra de Astronomia

O Colégio de Aplicação – Coluni realizou sua segunda Mostra de Astronomia nos dias 25 e 26 de abril. O evento multidisciplinar teve como tema O Universo em Escala e contou com a participação dos estudantes das três séries do ensino médio do Coluni, estagiários de licenciaturas da UFV e professores e estudantes de escolas públicas participantes do projeto de extensão Novos Talentos.

Para a Mostra, foram montados dois planetários no anfiteatro do Coluni – um deles cedido por uma equipe do Observatório da Universidade Federal de Minas Gerais e o outro pela Hiperlab Equipamentos Científicos. Entre as atividades, foram realizadas palestras, exibições de filmes, minicursos sobre o uso do software livre Stellarium, observações noturnas e uma oficina de construção de foguetes, que teve como resultado o lançamento dos foguetes construídos na pista de atletismo da UFV.

De acordo com o coordenador da Mostra, o professor de Física Daniel Ventura, “foi possível observar a satisfação dos estudantes durante todo o tempo, nas diversas atividades. O evento disseminou o conhecimento de forma prazerosa e foi um sucesso. Esperamos repeti-lo em outras oportunidades”.

(Fonte: Daniel Ventura)

Fonte: UFV