CAp-COLUNI no “MIND THE GAP”

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – COLUNI, em reconhecimento aos resultados obtidos em rankings acadêmicos, foi convidado a participar do I Encontro nacional “Mind the Gap” no Brasil, realizado em Belo Horizonte, nos dias 12 e 13 de julho de 2017.

Os organizadores registram que O Projeto “Mind the Gap” é uma iniciativa global do Google com o intuito de promover a carreira profissional da área de Ciências da Computação para alunas do ensino médio. Teve início em 2008 por um grupo de engenheiras do Google de Israel que acreditam na importância de uma maior presença feminina no setor e buscam incentivar jovens por meio de seminários e workshops, aprofundando a discussão sobre temas específicos da área.

MIND THE GAP IMG-20170803-WA0006
Ana Paola, Larissa, Lídia e Thaís

De acordo com Anna Paola de Moraes Rodrigues, Larissa Spíndola Prado, Lídia Rodrigues Toledo, e Taís de Lazari de Carvalho, estudantes da segunda série A, B, C e D, respectivamente, que representaram o COLUNI no evento:

“O evento Mind The Gap do Google é uma oportunidade e apelo para que garotas conheçam mais sobre a área de computação, sua incrível abrangência e seu enorme mercado de trabalho. Fomos convidadas a conhecer o escritório do Google em Belo Horizonte, local criativo laboral de muitos engenheiros de software, uma das áreas da computação. Aprendemos um pouco sobre programação, tiramos nossas dúvidas sobre a empresa e sobre suas atividades, tudo isso com profissionais totalmente dispostos a nos ajudar. Fomos também ao Departamento de Ciências da Computação (DCC) da UFMG, onde tivemos palestras de professores do departamento que usaram a computação de maneiras totalmente diferentes, mas igualmente brilhantes, desde a capacitação de policiais até facilitação de doação de medula óssea. Além disso, algumas alunas do departamento falaram sobre suas experiências e pudemos ter uma visão do que viveríamos se escolhermos essa área. Participamos de oficinas na UFMG e vimos projetos desenvolvidos pelos alunos. O evento foi muito bem organizado, os ambientes eram agradáveis, pudemos conhecer garotas de todo o país que vivem realidades diferentes das nossas e descobrimos que essa é uma área promissora, cheia de oportunidades e que somos muito bem-vindas. Gostaríamos que o COLUNI continuasse a incentivar suas alunas a participar do projeto, pois foi uma experiência enriquecedora em inúmeros aspectos.”