Informativo

06/08/2015 – Coluni tem melhor desempenho entre escolas públicas de Minas Gerais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 por Escola mostrou que o Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) continua a ter o melhor desempenho entre as escolas públicas de Minas Gerais, com média de 693,3. Entre as escolas públicas do país, ele ocupa a segunda posição na classificação. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (5), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O diretor do Coluni, Edson Luís Nunes, afirma que o resultado era esperado, já que o Colégio realiza trabalhos direcionados para as diversas áreas conhecimento e não apenas para a realização do Enem. O reconhecimento, de acordo com ele, foi resultado da “elevada qualificação do corpo docente e técnico-administrativo, da moderna estrutura de ensino e do suporte de assistência e apoio estudantil” oferecidos.

O pró-reitor de Ensino, Frederico José Vieira Passos, também destaca a excelência dos estudantes – que, para ingressarem no Coluni, passam por uma seleção disputada. Em sua opinião, a homogeneidade dos conhecimentos prévios adquiridos por eles potencializa o trabalho realizado no Colégio.

O Enem 2014 por Escola considerou as escolas que cumpriram dois critérios: (1) possuir pelo menos 10 estudantes concluintes do ensino médio regular seriado participantes do Enem 2014 e (2) possuir pelo menos 50% de alunos participantes do Enem 2014, de acordo com os dados do Censo Escolar 2014.

Os resultados foram baseados nas proficiências médias por área de conhecimento – em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em Ciências Humanas e suas Tecnologias, em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias – e redação. Foram incluídos, ainda, indicadores contextuais que possibilitam uma compreensão melhor da realidade de cada escola, como Indicador de Nível Socioeconômico, Indicador de Formação Docente, Indicador de Permanência na Escola e Taxas de Rendimento Escolar.

Vale destacar que, recentemente, o Coluni completou 50 anos e foi tema de matéria do site da Universidade e do programa Destaque UFV da TV Viçosa.

(Coordenadoria de Comunicação Social/UFV)

Fonte: UFV